VOCÊ É OU VOCÊ TEM?
REVISTA VOCÊ S/A - ENTREVISTA REALIZADA POR ROSAN TANUS - ED.98 - AGO/2006


Você é ou você tem?

É essa reflexão que o rabino Nilton Bonder propõe em seu novo livro

Por Rosan Tanus

No livro Ter ou Não Ter, Eis a Questão! (Ed. Campus/Elsevier), o gaúcho Nilton Bonder, de 49 anos, engenheiro mecânico, rabino e surfista nas horas vagas, aborda uma questão que atravessa os séculos e se mantém atual: ser x ter. Em entrevista à VOCÊ S/A, ele comenta esse dilema na vida profissional.


Qual a conseqüência de fazer muitas concessões com relação ao ser, para garantir o ter?

O desgaste ou mesmo a destruição do ser, que é a plataforma básica, de onde qualquer benefício pode ser usufruído. Os efeitos se fazem sentir sobre a criatividade, a motivação, a confiabilidade, o humor e até sobre a esperança. O impulso automático de obter benefícios a qualquer custo corrói o meio de produção básico, que é o ser.

Como equilibrar o ter e o ser?

É preciso administrar cuidadosamente o desejo. O querer não é uma necessidade desvinculada de um ser, é produzida neste ser. Em qualquer empreitada, seja um novo projeto ou a aquisição de algo, devemos questionar o preço que não queremos pagar. Qual o custo pessoal, de tempo ou desgaste? Quais as implicações na família ou nas amizades? Qual o preço em termos de integridade e visão de mundo?

Dá para conciliar bem-estar e sucesso?

O bem-estar é o sucesso. Uma pessoa bem-sucedida que não usufrui de bem-estar não é realmente bem-sucedida. Os outros a vêem assim. E ela mesma pode usufruir deste olhar dos outros, mas no longo prazo o custo disso se faz sentir. Por outro lado, o sucesso não impede o bem-estar. Perseguir sonhos pelo território dos valores só nos faz ter novos sonhos quando alcançamos os primeiros. E esse não precisa ser um processo consumista e ganancioso, mas a mais enobrecedora forma de nos fazer produtivos. Para nós, nossas famílias e nossa sociedade.